Sábado, 29 de Março de 2025

O BOM DA VIDA Segunda-feira, 24 de Março de 2025, 10:17 - A | A

Segunda-feira, 24 de Março de 2025, 10h:17 - A | A

GASTRONOMIA

Senac publica edital do 'Encantos da Gastronomia - Edição Cáceres'

O Bom da Notícia/ com assessoria

O Senac-MT (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso) publicou nesta segunda-feira (24) o edital oficial do projeto de turismo gastronômico ‘Encantos da Gastronomia - Edição Cáceres’.

O documento que orientará as ações do concurso para eleger o prato típico do município, situado na fronteira com a Bolívia e banhado pelo Rio Paraguai, já está disponível no site www.mt.senac.br.

A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura e da Câmara Municipal de Cáceres, além do Sincovac (Sindicato do Comércio Varejista de Cáceres).

Seu objetivo vai além de resgatar a cultura gastronômica local, busca também impulsionar o turismo regional, promovendo a cidade como um destino turístico único e rico em sabores.

As inscrições para o concurso estarão abertas entre 28 de março e 27 de abril de 2025 na página ‘www.mt.senac.br/pages/encantos-caceres’.

Poderão se inscrever pessoas físicas ou jurídicas, como restaurantes, bares, lanchonetes, buffets, empresas de catering e demais estabelecimentos relacionados à alimentação, desde que residentes ou estabelecidos em Cáceres.

José Wenceslau de Souza Júnior, presidente do Sistema Fecomércio-MT, ressalta a importância do concurso para o desenvolvimento do turismo na região.

“A gastronomia é um dos pilares que impulsionam o turismo e a cultura local. Com o ‘Encantos da Gastronomia’, temos a chance de valorizar as tradições de Cáceres e destacar a cidade como um destino de turismo gastronômico, gerando oportunidades econômicas para a população e fomentando o setor criativo”, define.

Os participantes deverão enviar uma receita detalhada, incluindo o título do prato, uma lista completa de ingredientes e uma fotografia que mostre a apresentação final do prato. Além disso, é necessário incluir uma breve história do prato, destacando sua origem e relevância cultural, e uma justificativa explicando por que a receita deve ser considerada o prato típico de Cáceres.

O concurso será dividido em três etapas. Na primeira, uma comissão julgadora selecionará as dez melhores receitas com base nas informações inseridas no formulário de inscrição, levando em conta critérios como originalidade, relevância cultural e criatividade.

Na segunda fase, os criadores das receitas selecionadas receberão o apoio de um chef de cozinha, que os auxiliará a desenvolver a ficha técnica do prato e a criar um preparo exclusivo. Os semifinalistas também terão a oportunidade de executar a receita para a comissão julgadora, que fará a degustação e avaliação do prato.

Ao final dessa fase, três receitas finalistas serão escolhidas. Por fim, na etapa final, a população de Cáceres terá a oportunidade de votar no site oficial do Senac-MT e ajudar a escolher o prato típico que representará a cidade.