Sábado, 07 de Setembro de 2024

O BOM DA VIDA Terça-feira, 02 de Fevereiro de 2021, 10:11 - A | A

Terça-feira, 02 de Fevereiro de 2021, 10h:11 - A | A

2 DE FEVEREIRO

Abertura da exposição fotográfica "Áreas Úmidas de Mato Grosso" acontece nesta terça

O Bom da Vida

Dia 2 de fevereiro (terça-feira) é comemorado o Dia Mundial das Áreas Úmidas. Atualmente mais de um bilhão de pessoas dependem delas para o seu sustento. Nos últimos anos, estamos passando por uma crise crescente de água que ameaça as pessoas e nosso planeta. Consumimos mais água do que a natureza pode repor, destruindo o ecossistema do qual a água e a vida em geral mais dependem, as Áreas Úmidas.

O Pantanal é a maior Área Úmida de água doce do planeta. No ano de 2020, a maior planície alagável do mundo enfrentou uma catástrofe, onde foram registrados 22.116 focos de incêndio, sendo a maior destruição da flora e fauna já registrada na história de monitoramento do Inpe – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Em busca de sensibilizar e mobilizar a população e gestores públicos quanto a importância da conservação de todas as áreas úmidas brasileiras, principalmente o Pantanal Matogrossense, o Centro de Pesquisa do Pantanal - CPP e o INAU – Instituição Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas (INCT-INAU) promovem uma exposição fotográfica que retrata a beleza da biodiversidade das áreas úmidas de Mato Grosso. São imagens capturadas durante os mais de 10 anos de trabalhos de campo do fotógrafo e pesquisador do INAU-CPP Abílio Moraes. A exposição deverá contar com vinte telas que mostram as paisagens e elementos (fauna e flora) das áreas úmidas matogrossenses, como os campos alagados, beiras de rios, plantas e animais característicos desses ambientes que exibem cores e formas perfeitas criadas pela mãe natureza.

Quase 90% das áreas úmidas já foram perdidas e as que permanecem estão desaparecendo três vezes mais rápido do que as florestas. A mudança climática está reduzindo as águas superficiais e subterrâneas. E essa crise da água se intensifica com o crescimento populacional, a urbanização e os padrões de consumo que estão colocando uma pressão insuportável sobre as áreas úmidas e a água que elas contêm. Quase todas as fontes de água doce do mundo estão em perigo e 82% da população mundial está exposta altos níveis de contaminação em seu abastecimento de água.

A Exposição fotográfica em comemoração ao Dia Mundial das Áreas Úmidas pode ser conferida a partir do dia 02 até o dia 07 de fevereiro, no Piso G1, do Shopping Estação Cuiabá.