Quinta-feira, 21 de Novembro de 2024

MULHER Quarta-feira, 06 de Outubro de 2021, 22:34 - A | A

Quarta-feira, 06 de Outubro de 2021, 22h:34 - A | A

Saiba o que é a solidão da mulher negra e como ela impacta a vida afetiva

IG - Mulher

source
mulheres negras se sentem sozinhas
FreePik

mulheres negras se sentem sozinhas






Muitas mulheres negras se sentem sozinhas e sem oportunidades de relacionamentos amorosos. É a partir desta realidade que o tema "solidão da mulher negra" no Brasil é discutido no meio acadêmico e na sociedade, buscando entender suas causas e soluções ao racismo e machismo estrutural  que ajudam a criar estas desigualdades afetivas.

Ana Carolina Franco é uma mulher negra, administradora, mãe solo e que se sente sozinha. "Tenho que arcar com boa parte das responsabilidades na criação da minha filha. Não tenho um companheiro ao meu lado que venha me dar apoio, inclusive do pai de minha filha, que logo encontrou uma mulher para se relacionar... Sinto-me sozinha e sobrecarregada”, desabafa.

A realidade de Ana Carolina é a mesma de outras mulheres negras. Dados do IBGE apontam que do total de 11,4 milhões de famílias formadas por mães solteiras, 7,4 milhões delas são mulheres negras. Desta forma, segundo levantamento, mulheres negras são maioria das mães solteiras no Brasil.  

O último censo do IBGE sobre “Nupcialidade, Fecundidade e Migração”, realizado em 2010, mostra que, entre os homens brancos, 73,7% se relacionam em uma união estável com mulheres brancas, 21,1% são casados com pardas e apenas 4,6% com mulheres negras.

Ainda segundo o censo, de 2000 e 2010, anos que os censos foram realizados, as uniões afetivas levando em conta a cor ou a raça não se alteraram. Em 2010, 69,3% das pessoas com dez anos ou mais de idade, uniram-se a outras de mesma cor. Em 2000, eram 70,9%. Durante o estudo,  52,52% das mulheres negras entrevistadas pelo IBGE não estavam em um relacionamento amoroso.

Resumidamente, quando se trata de relações amorosas no Brasil, pessoas brancas tendem a se relacionar entre si. Quando se trata do relacionamento de mulheres negras com homens negros, pesquisas realizadas na cidade de São Paulo, pela pesquisadora Claudete Silva em 2008, apontam que os homens negros tendem a preferir se relacionar com mulheres brancas. 

Tanto entre homens brancos ou negros, os dados mostram que mulheres negras estão sujeitas a ser segunda opção na preferência nos casos amorosos. Com isso não é raro conhecer mulheres negras adultas que nunca tiveram um relacionamento afetivo sério, independente da cor dos homens com quem se relacionam.


Leia Também



Leia Também


Fonte: IG Mulher