A Dinamarca ainda não se garantiu nas oitavas de final. Em jogo duríssimo contra a Austrália, cujo resultado de 1 x 1 não fez justiça ao time da Austrália que merecia melhor sorte, principalmente no segundo tempo, quando mandou no jogo. Com 4 pontos ganhos, a Dinamarca vai definir a vaga na última rodada contra a França. Da mesma forma, a Austrália vai depender do resultado entre Peru x França que jogam agora às 11h00.
A partida de hoje cedo foi em Samara. A Dinamarca saiu na frente no primeiro tempo, mas a Austrália chegou ao empate com um pênalti. Foram dois tempos distintos. No primeiro a Dinamarca foi melhor e perdeu muitos gols. No segundo tempo, depois de ter empatado a partida, a Austrália comandou as ações e merecia a vitória que não veio.
O árbitro de vídeo (VAR) novamente assumiu um papel de protagonista na Copa do Mundo da Rússia. Foi por intermédio da tecnologia que a Austrália se beneficiou de um pênalti e evitou a segunda derrota na competição. Com a cobrança bem convertida de Jedinak ainda no primeiro tempo, os ‘Socceroos’ buscaram o empate por 1 a 1 com a Dinamarca, em duelo disputado nesta quinta-feira, em Samara.
O resultado na Arena de Samara levou o time australiano a somar o seu primeiro ponto na competição, número que mantém a equipe comandada pelo holandês Bert Van Marwijk na briga por um lugar nas oitavas de final. A Dinamarca segue mais confortável, já que venceu o Peru na estreia e soma quatro pontos depois de duas rodadas disputadas pelo grupo C.
As duas equipes decidem sua sorte na próxima terça-feira (26). A Austrália encara o Peru, em Sochi. A Dinamarca, que busca voltar ao mata-mata da Copa do Mundo pela primeira vez em 16 anos, pega a França no estádio Luzhniki, em Moscou. Os dois duelos têm início marcado para as 11h (de Brasília).
Quem foi bem: Mooy
O meio-campista funciona como um termômetro do time australiano. Depois de um início de partida tímido, Mooy cresceu de rendimento e levou a equipe a crescer na partida. Com um chute de fora da área bem colocado, o jogador do Huddesfield quase deu a vitória para os comandados de Bert Van Marwijk.
Quem foi mal: Sisto
Uma das principais esperanças em relação ao talento, o meia-atacante dinamarquês teve uma tarde aquém do esperado diante da Austrália. Sisto chamou o jogo, mas caiu de rendimento conforme os australianos passaram a dominar o confronto. As jogadas individuais não saíram, e os europeus tiveram dificuldades.
Prazer, Copa do Mundo
Principal estrela da Dinamarca e um dos nomes mais valorizados do futebol europeu nos últimos anos, Eriksen demorou apenas 7 min nesta quinta-feira para, enfim, se apresentar à Copa do Mundo. Depois de passar em branco na estreia contra o Peru, o meia do Tottenham aproveitou passe preciso de Nicolai Jorgensen e acertou um belo chute de primeira para fazer 1 a 0.
Olha o VAR aí, gente!
Segundo jogo, segundo pênalti. A Austrália novamente se aproveitou de uma penalidade máxima para balançar as redes no Mundial da Rússia. Desta vez, o gol veio com a ajuda do árbitro de vídeo (VAR). Aos 37 min, a bola tocou no braço de Yurary Poulsen, e o árbitro espanhol Antonio Matue só anotou a infração depois de consultar a tecnologia. Na cobrança, Jedinak foi novamente competente para chegar a dois gols na competição.
Dinamarca “para” após empate
A Dinamarca se sustentou por pouco mais de 30 min. O gol de Jedinak empolgou os australianos, que exerceram uma pressão e terminaram a primeira etapa levando perigo ao gol de Schmeichel. Os dinamarqueses encontraram um rival mais disposto a atacar, devido à situação na tabela após o primeiro jogo, e sofreram ao mesmo tempo em que Eriksen, Sisto e os principais articulares caíram de desempenho.
Austrália cresce
O gol serviu para mudar o modo de a Austrália encarar o jogo. Primeiramente postada para um jogo reativo, os ‘Socceroos’ começaram a controlar o meio-campo e cresceram em intensidade. Consequentemente, a marcação subiu na parte final do jogo, mas a equipe barrou nas próprias limitações. Faltou qualidade no terço final do campo para a vitória sair.
Que dor
O volume ofensivo australiano era grande, mas o time comandado por Bert Van Marwijk encarou uma dificuldade inesperada. Nabbout, principal referência e jogador mais adiantado do time, deslocou o ombro após disputa de bola e foi obrigado a deixar a partida. Eram apenas aos 28 min, e a lesão do camisa 11 prejudicou quem necessitava da vitória.
FICHA TÉCNICA DINAMARCA 1 x 1 AUSTRÁLIA
Local: Arena de Samara, em Samara (Rússia)
Data: 21 de junho de 2018 (quinta-feira)
Horário: 9h (de Brasília)
Árbitro: Antonio Mateu (Espanha) Assistentes: Pau Cebrian e Roberto Diaz (ambos da Espanha)
Cartões Amarelos: Yurary Poulsen e Sisto (Dinamarca)
Gols: DINAMARCA: Eriksen, aos 7min do 1º tempo AUSTRÁLIA: Jedinak (pênalti), aos 38min do 1º tempo
DINAMARCA: Schmeichel; Dalsgaard, Kjaer, Christensen e Stryger; Delaney, Schone e Eriksen; Yurary Poulsen (Braithwaite), Nicolai Jorgensen (Cornelius) e Sisto. Técnico: Hareide Age.
AUSTRÁLIA: Ryan; Risdon, Sainsbury, Milligan e Behich; Jedinak e Mooy; Leckie, Rogic (Irvine) e Kruse (Arzani); Nabbout (Juric). Técnico: Bert Van Marwijk.