Após os acessos do campeão Fortaleza e do Goiás, CSA e Avaí também garantiram presenças na Série A de 2019. O Paysandu, por outro lado, se juntou a Sampaio Corrêa, Juventude e Boa Esporte na Série C.
O CSA fez muito bem a sua parte, ao golear o Juventude, por 4 a 0, em Caxias do Sul (RS), terminando com 62 pontos, como vice-campeão. O Avaí segurou o empate sem gols no confronto direto ante a Ponte Preta, na Ressacada, em Florianópolis (SC), terminando com 61 pontos, em terceiro lugar.
O Goiás, por sua vez, encerrou sua participação no quarto lugar, com 60 pontos, mesma pontuação da Ponte Preta que sobrou na disputa. A Macaca terminou em quinto por ter menos vitórias do que o time goiano: 18 a 16.
Campanhas do quarteto!
O Fortaleza, de Rogério Ceni, foi o primeiro time a garantir o acesso. Depois sagrou-se campeão. Voltará à elite em 2019, 13 anos após sua última participação. O tricolor cearense teve uma campanha regular, ficando no G4 em 37 rodadas. Fez a melhor campanha, com 21 vitórias, com 62,3% de aproveitamento.
VOLTA APÓS 37 ANOS
Fora da elite desde 1987, quando participou do Módulo Amarelo, o CSA fez uma boa campanha, ficando 34 rodadas no G4. Mas saiu, justamente, na penúltima rodada, dando um susto em sua torcida. O seu técnico, Marcelo Cabo, já tinha subido com o Atlético-GO, em 2016.
Sob o comando de Geninho, de 70 anos, o Avaí fez uma campanha regular em busca do acesso. Esteve 27 rodadas no G4, sendo que depois da 28.ª rodada só ficou entre os primeiros colocados.
A sua última participação no Brasileirão ocorreu em 2015. O Goiás teve um começo irregular. Ficou nove rodadas no Z4, zona de rebaixamento, mas depois reagiu na troca de técnicos. Saiu Hélio dos Anjos e entrou Ney Franco. No total, ficou 15 rodadas no G4, desde a 24.ª rodada. Volta à elite após quatro anos – caiu em 2015.
REBAIXADOS E TRISTEZA
Festa de alguns, tristeza de outros. O quarto time rebaixado à Série C em 2019 é o Paysandu que perdeu em casa, na Curuzú , para o Atlético-GO, por 5 a 2. Ficou com 43 pontos, em 17.º lugar. Oeste e Figueirense, com 46 pontos, se livraram da queda.