O Coronavírus que se dissemina facilmente pelo ar, é altamente contagioso, fica alojado por dias em superfícies, e pode causar a morte de pessoas que estejam em grupos de risco, impôs mais uma mudança ao hábito da população, a garantia de segurança sanitária.
Depois de parar por meses a indústria, o comércio e as escolas, em diversos países, foi colocado como regra para retomarem as atividades, a utilização de protetores faciais, a manutenção da limpeza pessoal e higienização com desinfecção dos ambientes. Tanto que em meio à pandemia, um dos setores que mais cresceu foi o de limpeza profissional.
Graziela Paim, diretora do Grupo Metacred , empresa com 11 anos de atuação no segmento de terceirização de serviços e especializada em limpezas profissionais e hospitalares, alerta que é necessário contratar serviços especializados, com certificação, e que respeitem os protocolos exigidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), de forma que garanta a saúde do profissional que esteja prestando o serviço, do cliente e de seus colaboradores.
"Ambientes profissionais reúnem um grande número de pessoas no mesmo espaço por um número elevado de horas por dia, por isso, como forma de reduzir riscos, é importante que as empresas estejam focadas na higienização com protocolos de limpeza e desinfecção", alerta.
Paim pontua que em condomínios horizontais e verticais que possuam espaços compartilhados, escolas, shoppings centers, e empresas com alto fluxo de pessoas, se faz necessária a desinfecção especializada, a chamada biodesinfecção.
Contra a Covid-19, indústrias em operação e hospitais também precisam redobrar os cuidados - combinando limpeza com processos profissionais de desinfecção. “Por se tratar de vírus e bactérias, que são seres microscópicos, somente uma limpeza realizada corretamente e por pessoas especializadas é capaz de eliminar os riscos. Usamos técnicas que não oferecem risco ocupacional, não sendo agressiva para olhos, pele e mucosas, e não tem contraindicação para tipos de superfícies como pisos, paredes, metais, entre outras".
O gerente administrativo da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Jorge Augusto Ribeiro Rodrigues, pontua que estão seguindo à risca os protocolos de limpeza, com suporte oferecido pela terceirizada que os atende, sendo a Metacred responsável por alinhar quais melhores formas de garantir a segurança e saúde de todos que ali trabalham.
“O maior benefício desse serviço, é transmitir segurança aos nossos colaboradores neste momento tão delicado. Por isso estamos adotando programas bem elaborados de higienização e sanitização nos ambientes administrativos do edifício. Além da preocupação ao máximo com os colaboradores, visamos sempre em sanar possíveis crises que possam impactar com a imagem da empresa, algo extremamente importante. Aqui se reúne principais nomes do agronegócio, dito isso, temos que dar exemplo”, argumenta Jorge.
A Metacred - prestadora de serviço é especializada, e utiliza todos os equipamentos de proteção exigidos - máscaras de proteção, viseira e jaleco.
“Nossa empresa adapta o protocolo de desinfecção indicado, conforme a necessidade do cliente, seja industrial, residencial ou hospitalar, o importante é atuarmos em favor da vida”, finaliza Paim.