Quinta-feira, 24 de Abril de 2025

CIDADES Sexta-feira, 15 de Abril de 2022, 10:44 - A | A

Sexta-feira, 15 de Abril de 2022, 10h:44 - A | A

"CELEBRAÇÃO DA MORTE DE CRISTO"

Padre explica o significado da Sexta-feira Santa e a tradição de comer peixe

Vivian Nunes / O Bom da Notícia

Neste dia 15 de abril se comemora a ‘Sexta-feira Santa’ - ou a ‘Sexta-feira da Paixão’ – como muitos fiéis católicos chamam. Nesta data é celebrada a morte de Jesus Cristo e marca alguns costumes da Igreja Católica como, por exemplo, o silêncio, jejum, oração e a abstinência de carne.

A reportagem do O Bom da Notícia conversou com o Padre Henrique Fávaro, da Arquidiocese de Cuiabá, que explicou sobre a importância da data. De acordo com ele, a Semana Santa, que iniciou no último domingo (10), é o momento central da liturgia católica romana, se tornando a semana mais importante do calendário litúrgico, quando se celebram os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

“Essas datas que celebramos na Semana Santa são as datas mais importantes para os fiéis católicos porque na Sexta-feira Santa celebramos a morte de Cristo e no Domingo de Páscoa celebramos a sua ressurreição”, ressaltou.

Ele ainda destacou que essas celebrações especiais que acontecem na Semana Santa não são do tipo ‘teatral’, mas sim um gesto litúrgico, com intuito de tornar presente os gestos que Jesus fez no passado.

“O que nós fazemos não é a repetição de alguns gestos que aconteceram no passado, nem muito menos a renovação da morte de Cristo. Mas sim, através da liturgia, a nossa fé nos ensina a tornar presente esse evento que aconteceu no passado, de tal forma que se torne também um canal de salvação para nós hoje, que a morte de cristo nos alcance hoje, com todas as conseqüências e efeitos. É uma celebração importante para fazermos memória deste evento, tomarmos partes deste evento de maneira litúrgica, mas real por causa da fé e podermos receber os benefícios da morte de Cristo, seguindo o que ele nos deixou como caminho para vida feliz na terra”, explicou.

Sexta-feira Santa e a tradição de comer peixe

Entre as tradições dedicadas às comemorações da Semana Santa, o peixe é indispensável no cardápio do feriado da ‘Sexta-feira Santa’. Isso se dá porque muitos fiéis católicos se abstêm de comer carne vermelha e frango e optam em substituir pelo peixe.

A abstenção de carne na Sexta-feira Santa acontece em respeito ao derramamento do sangue de Jesus Cristo durante o seu sacrifício. Além disso, muitos religiosos destacam que a realização do jejum é uma prática daqueles que desejam ser afastados do pecado.

“A abstinência de carne acontece na Sexta-feira Santa como uma forma de se lembrar de algo diferente que está acontecendo naquele dia, que é a morte da carne e do corpo de Cristo. Muitas pessoas optam pelo peixe porque é um animal de carne fria, que não lembra uma carne de um mamífero. Assim, esse costume marca esta data fora da liturgia nas refeições”, disse o Padre Henrique Fávaro.