Sábado, 18 de Maio de 2024

CIDADES Sexta-feira, 03 de Maio de 2024, 09:30 - A | A

Sexta-feira, 03 de Maio de 2024, 09h:30 - A | A

DIZ MORADOR

‘Hoje posso dormir com tranquilidade porque tenho o documento da minha casa’

Da Redação do O Bom da Notícia com Assessoria

Após mais de duas décadas de espera, o aposentado José Carlos Torquato recebeu a escritura definitiva de sua casa, entregue gratuitamente pelo Governo de Mato Grosso, na noite dessa quinta-feira (02.05), no bairro Jardim Renascer, em Cuiabá.

"Receber esse documento depois de tanto tempo é um verdadeiro presente. Isso aumenta a segurança sobre nossos imóveis e comprova o comprometimento do Governo com o bem-estar da população. Estou extremamente feliz e agora posso dormir tranquilo sabendo que sou oficialmente o proprietário da minha casa", declarou o morador.

Torquato faz parte dos mais de 400 moradores do bairro que foram beneficiados com a entrega gratuita de escrituras. Essa é a segunda vez que o Governo entrega os documentos no Jardim Renascer. No ano passado, foram distribuídos 646 títulos, com um investimento do Governo de Mato Grosso de cerca de R$ 1,1 milhão em esforços de regularização fundiária na área.

Na cerimônia, o governador Mauro Mendes destacou trabalho do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) na regularização fundiária urbana e rural no Estado.

"Nada de valor se conquista sem dedicação e esforço. Parabenizo a equipe do Intermat pela eficiência em entregar tantos títulos aqui em Cuiabá e por todo o Mato Grosso. Que Deus abençoe as 411 famílias que realizaram o sonho de ter suas casas documentadas", ressaltou o governador.

As escrituras são entregues registradas em cartório com o objetivo de garantir a posse legal definitiva do imóvel ao proprietário, sem nenhum custo para as famílias. A ação possibilita o acesso dos beneficiários a empréstimos e dá a segurança de que, a partir de agora, esses imóveis poderão ser reformados, vendidos ou deixados como herança para os filhos.

O presidente do Intermat, Francisco Serafim, afirmou que todo esse trabalho atende a uma “determinação contínua do governador Mauro Mendes e da primeira-dama Virgínia Mendes, que pediram prioridade na regularização fundiária em todo o Estado e que nós atendêssemos a todas as famílias que necessitam dessa regularização de seus imóveis”.

Moradora do Renascer desde a fundação do bairro, Neuraci Cruz expressou a alegria de ter em mãos a escritura de sua casa.

“Muita gratidão e satisfação. Eu sou posseira aqui, então desde sempre a gente aguarda essa tão sonhada escritura. Sempre tivemos fé que esse documento sairia e agora posso dormir tranquilíssima”, comemorou.

O trabalho de regularização fundiária em Mato Grosso já recebeu R$ 68 milhões em investimentos e recursos aplicados pelo Governo do Estado, por meio do Intermat, além das parcerias com a Assembleia Legislativa, o Poder Judiciário e prefeituras.

“Quantas dificuldades vocês passaram para chegar a este momento. Mas lutamos muito e hoje estamos aqui. Estamos realizando mais uma entrega no Renascer; no ano passado, mais de 600 famílias receberam suas escrituras. Parabéns ao Governo do Estado por esse trabalho”, disse o presidente da ALMT, deputado Eduardo Botelho.

Estiveram presentes os deputados estaduais Paulo Araújo e Beto Dois a Um, a senadora Margareth Buzetti, a deputada federal Gisela Simona, os secretários de Saúde, Gilberto Figueiredo; de Comunicação, Laice Souza; de Cultura, Esportes e Lazer, Jefferson Neves; de Infraestrutura, Marcelo Oliveira; o presidente do MT Gás, Aécio Rodrigues; o comandante-geral dos Bombeiros, coronel Alessandro Borges, e vereadores de Cuiabá.