A campanha “Justiça Segura – Não Caia no Golpe”, promovida pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso, traz mais um alerta à população: contatos falsos estão utilizando indevidamente o nome da Justiça para aplicar golpes por meio de mensagens, documentos forjados e cobranças via PIX.
A ação também está sendo veiculada no Instagram oficial do TJMT e busca conscientizar os cidadãos sobre como identificar tentativas de fraude.
A nova publicação da série levanta uma pergunta importante: "É oficial ou é golpe?". A proposta é orientar o cidadão a desconfiar de mensagens que se dizem enviadas por advogados, com documentos aparentemente legítimos e pedidos de pagamento para suposta liberação de valores judiciais.
Os golpistas costumam utilizar nomes reais, fotos e até números de inscrição na OAB para simular credibilidade. O objetivo, no entanto, é sempre o mesmo: enganar a vítima e desaparecer com o dinheiro.
Entre as principais dicas de segurança estão:
Consultar diretamente seu advogado pelos canais oficiais;Verificar documentos no site do TJMT;
Nunca realizar pagamentos fora do processo ou por mensagens;
O TJMT não solicita transferências via PIX ou depósitos para liberação de valores.
A campanha está sendo divulgada nas redes sociais do Tribunal, como parte de uma série informativa sobre os principais golpes aplicados atualmente.
Para acompanhar os conteúdos e se proteger, siga o Instagram oficial do TJMT.