O Parque Nacional de Chapada dos Guimarães fechou o Circuito de Cachoeiras para visitação devido ao incêndio florestal que já devastou cerca de 14 mil hectares na região, incluindo 1.5 mil hectares dentro do parque. Este é o segundo ponto turístico fechado, após o Morro São Jerônimo. Desde 21 de agosto, 30 brigadistas do ICMBio, com apoio de uma aeronave especializada, estão combatendo o fogo em áreas críticas como a Morraria do Quebra Gamela e o Vale da Bênção.
Além do Parque Nacional, da Serra das Araras, uma unidade de conservação nos municípios de Cáceres e Porto Estrela, enfrenta incêndios que já consumiram mais de 17 mil hectares. A região possui um relevo desafiador para o combate e enfrenta múltiplos focos de incêndio, com prejuízos significativos para as propriedades rurais vizinhas. A Polícia Federal e o Ministério Público estão investigando a origem dos incêndios para responsabilizar os culpados, enquanto o ICMBio reforçar as equipes de combate.
Vale lembrar que na última sexta-feira (30), o Governo de Mato Grosso declarou situação de emergência por 180 dias devido aos incêndios florestais e à seca severa que afetam o estado. A medida permite ações rápidas de combate, incluindo compras emergenciais e busca por apoio federal. Desde o início do período proibitivo de queimadas, o Corpo de Bombeiros do estado já extinguiu mais de 70 incêndios e segue atuando em outras áreas críticas com o apoio de aviões, helicópteros, caminhões-pipa e diversas equipes em campo.