Sexta-feira, 27 de Setembro de 2024

CIDADES Sexta-feira, 27 de Setembro de 2024, 15:20 - A | A

Sexta-feira, 27 de Setembro de 2024, 15h:20 - A | A

TRÉGUA NO CALOR

Chuva ameniza calorão em Cuiabá, mas Inpe aponta que clima ameno deve durar apenas nesta sexta

Luciana Nunes/ O Bom da Notícia

Cuiabá amanheceu com o clima mais ameno nesta sexta-feira (27), após a tão aguardada chuva chegar. A Capital amanheceu com 23°C e a máxima não deve passar de 33°C.

Além da chuva, a mudança no tempo ocorre devido aos efeitos da passagem de uma frente fria pelo Centro-Sul do Brasil, mas que não deve, contudo, chegar à Mato Grosso com a força que a população espera.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o clima ameno deve durar apenas nesta sexta. No sábado (28) a previsão é de mínima de 24°C e máxima de 39°C.

Já no domingo (29) a mínima sobe para 28°C e máxima chega a 41°C.Não há previsão de chuva para o final de semana.

A segunda-feira (30) também deve ser de calor. A máxima continua a mesma e a mínima sobe para  29°C.

Na terça-feira (1º) a mínima é de 31°C e máxima de 41°C. Há probabilidade de chuva. Na quarta-feira (2), a previsão é de mínima de 30°C e a máxima ainda de 41°C.

Alerta

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS), alerta para a possibilidade de chuva ácida na Capital, pois a possibilidade de acúmulo de poluentes na atmosfera e orientou evitar o contato com as primeiras chuvas.

Conforme a Pasta, a chuva ácida é causada pela reação de óxidos de nitrogênio e enxofre, que são ácidos produzidos pela combustão de combustíveis fósseis e carvão, com a água. Essas substâncias são liberadas na atmosfera por incêndios, queima de combustíveis em veículos e lançamento de substâncias por chaminés industriais.