Se você, caro leitor, é nascido na década de 90, ou cresceu por essa época, muito provavelmente conhece o Nissan Skyline GT-R . Nos anos 2000 , a versão esportiva do sedã estava na maioria dos jogos de corrida e até em filmes. Como esquecer o GT-R prata com adesivos azuis de Mais Velozes e Mais Furiosos ? Segundo a revista japonesa Best Car , o nome Skyline será utilizado para batizar um SUV elétrico .
Segundo a revista, a queda da demanda por sedãs é o que motiva a Nissan a dar um novo destino ao lendário nome. Vale lembrar que desde a sua primeira aparição em 1957, o Skyline sempre foi um sedã de origem , apesar de mais tarde também ser oferecido na carroceria cupê. O primeiro Skyline GT-R só apareceu em 1969.
É importante ressaltar que após o fim da geração R34 em 2002, Skyline e GT-R não andam mais juntos. Em 2009, a marca apresentou a geração R35 do GT-R, que está em comercialização até hoje, somente com poucas modificações visuais. Por outro lado, o Skyline está próximo do fim da terceira geração desde então.
O modelo passou a ser baseado nos sedãs da Infiniti, divisão de luxo da Nissan voltada para o mercado norte-americano. Os Infiniti G35 e G37 foram vendidos no Japão como Nissan Skyline de 2001 a 2014, quando o Skyline passou a ser baseado no Infiniti Q50, que completa 10 anos de produção em 2023.
De acordo com a revista, a Nissan até começou o desenvolvimento da nova geração do Skyline como um sedã, mas desistiu desse tipo de carroceria e irá aproveitar a base do Nissan Ariya para desenvolver o novo modelo.
A reportagem afirma que a motorização será uma evolução do que é apresentado no Ariya e contará com pelo menos dois motores elétricos, que irão entregar cerca de 450 cv de potência . O Ariya é oferecido com no máximo 272 cv de potência.
Logicamente, o Skyline seria posicionado acima do Ariya na linha da Nissan e contará com linhas mais esportivas no visual.
Segundo a própria Best Car, as informações obtidas pela revista estão embaralhadas, então existe a possibilidade do Skyline de fato receber uma nova geração SUV, mas com o sedã coexistindo . A própria Toyota irá fazer isso com o tradicional sedã Century .
A própria Nissan já comercializou o Skyline sedã ao lado do Skyline Crossover entre 2009 e 2016 e, assim como o sedã, era baseado em um modelo da Infiniti , no caso o EX35 e o QX50 .
Como já são modelos separados, o fato do Skyline se tornar um SUV não deverá afetar em nada o GT-R . Entretanto, após mais de 15 anos de produção , o esportivo caminha para o fim da sua produção, sem nenhum sucessor anunciado até agora. Alguns mercados já não recebem mais o esportivo e, a linha 2024, só foi oferecida em tiragem limitada no Japão, sem uma definição sobre o futuro do modelo.
Fonte: Carros