Os meandros da política apresentam contornos com variações, de conformidade com a proximidade do pleito eleitoral, 2024.
As pesquisas servem de parâmetro, para que tenhamos, uma visão estimada da projeção de cada candidato; lembrando sempre, que as alterações e mudanças nas colocações e posições acontecem como nuvens, mudam de lugar, de conformidade com a chegada da votação.
Na majoritária, em função do número reduzido de postulantes ao cargo de prefeito, no caso da capital Cuiabá, em que, 4 candidatos concorrem a uma vaga.
As pesquisas apresentam maior direcionamento dos eleitores, tanto é verdade que a diferença entre um candidato e outro, independentemente do instituto pesquisador, os números apresentados vem sofrendo alterações mínimas, porém poderá revelar surpresas; tem muita água, para passar debaixo da ponte.
Tenho recebido vários e-mails, pedindo para que eu direcione meus comentários e opiniões em relação as pesquisas eleitorais na proporcional (leia-se vereador).
Embora seja um pouco prematuro e inconsistente fazermos algumas analises estruturantes com relação à pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Gazeta Dados e TVCA, que aconteceu recentemente; porém, começam a aparecer mudanças substanciais nas posições, tanto nas primeiras posições, como no meio e final da relação dos nomes colocados.
Para não tornar prolixo; nas pesquisas anteriores, aparecia sempre na primeira posição Cezinha Nascimento (União Brasil), seguido de outros nomes.
Enquanto, Eduardo Magalhães (Republicanos), e a candidata Edna Sampaio (PT), figuravam na parte de baixo.
Agora, o Eduardo Magalhães (Republicanos) ocupa a primeira posição, em segundo lugar uma novata Dra. Mara (Podemos), Cezinha Nascimento (União Brasil) na terceira posição, enquanto, Edna Sampaio (PT), ocupa a quarta posição.
A tendência é que, com o passar dos dias, as novas pesquisas apresentarão gratas surpresas, é só aguardar.
Em Cuiabá, apenas 13 dos 25 vereadores conseguiram figurar na ponta, não declinarei seus nomes, pois a pesquisa mostra muito bem quem são.
Por outro lado, 12 vereadores que buscam a reeleição ficaram fora da lista dos mais lembrados, não nessa mesma ordem, essa não citação mostra que a renovação na Câmara Municipal de Cuiabá será expressiva, com mais de 50%.
Já que uma novata desponta na pesquisa na segunda posição, a Dra. Mara (Podemos).
Esta chapa, é considerada chapa da morte, a mesma conseguirá eleger 2, a coisa poderá complicar-se para alguns.
A exemplo da Dra. Mara, muitos novatos estão se despontando nas mais diferentes legendas.
Uma outra chapa considerada chapa da morte, o Republicanos, tendo como grande puxador de votos Eduardo Magalhães, esta coligação na minha modesta opinião, conseguirá eleger três.
Muitos novatos estão se despontando, a exemplo, o jovem Daniel Monteiro (Republicanos); eu o acompanho nas redes sociais, o mesmo vem fazendo trabalho hercúleo, além de já ter prestado trabalhos de relevância à frente da Secretaria de Educação.
O que o torna diferenciado, é a proximidade e sinergia que ele tem com os jovens, até porque ele além de ser graduado em Direito é um jovem promissor de 29 anos.
Professor Licio Antonio Malheiros é geógrafo.