Redes Sociais

Os cinco vereadores que fazem ferrenha oposição ao prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), na Câmara de Cuiabá, optaram em não participar da festa da entrega do bolo de 300 metros e dos shows regionais, na Praça Alencastro, nessa segunda-feira (8), na comemoração do tricentenário. E como forma de protesto, trocaram os festejos fazendo entrega de luvas e seringas nas policlínicas e UPAS (Unidade de Pronto Atendimento).
Nessa segunda-feira, os parlamentares Abílio Júnior (PSC), Dilemário Alencar (Pros), Diego Guimarães (PP), Marcelo Bussiki (PSB) e Felipe Wellaton (PV), estiveram em diversas policlínicas, mas foi na do Coxipó que gravaram a entrega. Sem esquecer de reportar os problemas como a falta de insumo nas unidades de saúde da capital, à exemplo do que já vem ocorrendo com o Pronto-Socorro que têm denunciado desde a falta de seringas e luvas até gazes e medicamentos.
Assim, os parlamentares que fizeram questão de frisar que os produtos foram comprados após uma cotinha feita entre eles, retirada dos salários que cada um recebe como vereador, foram entregues luvas e seringas.
“Estamos aqui para entregar luvas e seringas e fazer a fiscalização”, comentou Abílio. Ao relembrar da expulsão dos vereadores, na semana passada do Pronto-Socorro, quando o secretário de Ordem Pública, coronel Leovaldo Sales, a mando do prefeito, os impediram de observar 'in loco', denúncia de enfermeiros e médicos, sobre a falta de materiais e medicamentos. “Lá pudemos constatar que as luvas que o funcionários estava usando pareciam luva de baguncinha. E enquanto estamos aqui realizando nosso trabalho, até mais pois não é nossa obrigação a realização de políticas públicas, o prefeito Emanuel Pinheiro está na Praça Alencastro partindo o bolo de 300 metros”, ainda reforçou Abílio.
“Não é o nosso trabalho, o nosso trabalho é fiscalizar, mas o prefeito não faz o trabalho dele. Está lá na Alencastro com o bolo de 300 metros”
Já o vereador Dilemário tocou mais na ferida, ao lembrar que são R$ 900 milhões previstos para a saúde e ainda assim“faltar luvas e seringas”, no mínimo seria absurdo, para não dizer cruel.
Diego Guimaraes reforça que entregar luvas e seringas não é o trabalho deles, mas uma forma d contribuição. “Porque fiscalizar a gente já fiscaliza. Não é nossa obrigação, mas não dá para esperar o prefeito de Cuiabá realizar minimamente o seu trabalho”, disse.
Em seu Facebook, Marcelo Bussiki fez uma análise das obras que foram prometidas para os 300 anos, mas que até agora não saíram do papel. Entre elas o“Caminhos das Igrejas”, que tem a pretensão de unir via passarela, todas as Igrejas históricas da capital.
“A passarela iria passar pela Igreja do Rosário e São Benedito, Bom Despacho, Universal do reio de Deus e a do Igreja do Seminário. Ao todo foram R$ 52 milhões para essa obra e nada foi feito. Na Cuiabá dos 300 não há o caminho das igrejas”, disparou.
Sem falar nos projetos de recuperação do Mercado do Porto, do Aquário Municipal que foram, igualmente, citados pelo socialista.
FESTA DOS 300 ANOS

A comemoração dos 300 anos de Cuiabá, realizada na Praça Alencastro passou longe de somente festejos, o dia foi marcado por diversas manifestações. O prefeito Emanuel Pinheiro chegou por volta das 17:49h no local, sob fortes protestos. Com três seguranças fazendo sua escolta, ele optou por não falar com a imprensa na chegada e seguiu direto para a área que foi reservada às autoridades mas que estranhamente estava vazia, já que a grande maioria dos políticos mato-grossenses optou em não participar das comemorações.
Diversos manifestantes empunhavam cartazes e gritavam palavras de ordem, fazendo sempre alusão ao ‘dinheiro do paletó’. Em referência a um 'mensalinho' investigado pela Justiça que o prefeito de Cuiabá recebia quando ainda era deputado estadual. Dinheiro de desvios que eram mensalmente repassados à vários deputados estaduais e federais, denunciados pelo ex-governador Silval Barbosa, em sua delação premiada ao Supremo Tribunal Federal.
Pinheiro foi filmado pegando maços de dinheiro, alguns maços chegaram a cair no chão, tamanho a dinheirama recebida no gabinete de Silvio Corrêa, na época chefe de gabinete de Silval.O vídeo foi exibido em agosto de 2017, no programa Fantástico, da Rede Globo e as gravações viralizaram nas redes sociais mundo afora.