Quinta-feira, 07 de Novembro de 2024

POLÍTICA Segunda-feira, 18 de Março de 2019, 10:38 - A | A

Segunda-feira, 18 de Março de 2019, 10h:38 - A | A

ELEIÇÕES 2020

Podemos se reúne com Pinheiro em Brasília; sigla busca filiação de prefeito

Ana Adélia Jácomo/ O Bom da Notícia

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) se reúne em Brasília nesta quarta-feira (20) com a cúpula do Podemos (Pode), partido que tem como líder em Mato Grosso o deputado federal José Medeiros. Secretário-geral da agremiação em Cuiabá, Benedito Lucas, afirmou nesta segunda-feira (18) que a legenda é nova, por isso “mais leve”, sendo uma boa opção para Emanuel.

 

O prefeito enfrenta um racha interno no MDB. O deputado federal Valtenir Pereira busca espaço dentro do partido para se candidatar à Prefeitura de Cuiabá em 2020, e tem feito críticas sistemáticas à atuação de Pinheiro. Ex-correligionário, Rodrigo Rodrigues, também tem feito coro aos descontentes com a permanência de Pinheiro no MDB. 

 

“Se ele estiver indo para o Podemos por causa de tempo, terá ver essa estratégia, mas se ele estiver procurando um partido que dê a ele outro tipo de benefício, de ser um partido mais leve, novo, enfim há outras vantagens. Aqui no Estado ainda não houve essa conversa [filiação de Emanuel], mas quarta vai ter essa reunião da direção, com a presença do Medeiros e do Emanuel. É importante termos um prefeito da capital, reforça o partido”, disse Benedito ao site. 

 

O Podemos conseguiu, em 2018, 14 segundos de tempo em propaganda eleitoral, e 41,5 segundos de inserções diárias na tevê e no rádio. Apesar do tempo ser inferior ao espaço do MDB, Benedito acredita que a incorporação de mais seis deputados federais do PHS (Partido Humanista da Solidariedade) deve aumentar esse tempo. 

 

A legenda conta agora com 17 deputados federais em Brasília, e busca eleger dois vereadores na Câmara de Cuiabá, em 2020, já que no legislativo cuiabano o partido não elegeu nenhum representante no último pleito. O partido foi autorizado pelo TSE em 2017 a mudar de nome. Antes PTN, o Podemos registrou 2.324 executivas municipais, 760 vereadores, 30 prefeitos, 54 vice-prefeitos e 17 deputados estaduais. O partido seis senadores, tornando-se a quinta maior bancada do Senado Federal. O presidente da sigla é o senador Álvaro Dias, do Paraná. 

 

Emanuel foi convidado também para retornar ao Partido da República (PR), sua ex-agremiação, e recebeu ainda o convite do Partido Republicano Brasileiro (PRB) e do Partido Progressista (PP). Vale lembrar que Emanuel busca descolar dele o escândalo que envolveu seu nome na delação premiada do ex-governador Silval Barbosa. 

 

Depois da matéria exibida em agosto de 2017, no programa Fantástico, da Rede Globo, vários deputados de Mato Grosso foram filmados recebendo 'mensalinho' do ex-governador. Parlamentares, dentre eles Pinheiro e o próprio presidente do PP, Ezequiel Fonseca, foram filmados pelo ex-chefe de gabinete, Sílvio Cesar Correa, recebendo os maços de dinheiro. As imagens fazem parte da delação de Silval, classificada como “monstruosa” pelo ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal federal (STF), e foram exibidas em rede nacional, no mês de agosto. 

 

Entre os flagrados estão, Emanuel Pinheiro [à época deputado] e os ex-deputados Luciane Bezerra (PSB), Ezequiel Fonseca (PP), José Domingos Fraga (PSD), Hermínio Barreto, conhecido como J. Barreto, Alexandre César (PT), Antônio Azambuja (PP), Airton Português (PSD), e a irmã, Vanice Marques, Baiano Filho (PSDB) e Gilmar Fabris (PSD).