Segunda-feira, 06 de Maio de 2024

POLÍTICA Quarta-feira, 09 de Agosto de 2023, 20:00 - A | A

Quarta-feira, 09 de Agosto de 2023, 20h:00 - A | A

IMPERDÍVEL

Nesta quinta, o Cast do Bom conversa desde os direitos da mulher até eleições com Cattani e Maysa Leão

Marisa Batalha/ O Bom da Notícia

O Cast do Bom promete bastante polêmica ao fazer uma roda de conversa nesta quinta-feira, 10 de agosto, com o deputado bolsonarista, Gilberto Cattani(PL) e a vereadora Maysa Leão(Republicanos). Pois mesmo que ambos estejam em siglas partidárias mais a direita há, contudo, posições diferenciadas entre eles em se tratando de lutas e bandeiras.

Assim, mesmo tendo alguns posicionamentos semelhantes, por conta de narrativas partidárias, eles se diferenciam em algumas de suas defesas, criando um interessante viés histórico e ideológico. 

Como, por exemplo, a reciprocidade que a vereadora tem com lutas em defesa dos direitos da mulher. No enfrentamento que realiza na Câmara e por meio de coletivos, contra uma sociedade estruturalmente patriarcal, que ainda observa a mulher como seu território. E, pior, seu corpo como uma propriedade. 

Um sistema que tem propiciado resultados danosos sociais como as milhares de ocorrências de agressões e mortes de mulheres no país e, em especial, em Mato Grosso, onde os índices de agressões e feminicídios ainda são altissimos.

Outra luta diferente se dá na defesa que Maysa Leão realiza em favor das causas LGBTQI+. Uma comunidade que ainda hoje luta contra o preconceito, a exclusão, a invisibilidade e a violação de seus direitos.

Já o deputado estadual, Gilberto Cattani, que faz parte da bancada conservadora na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, é um entusiasta de debates mais pautados na defesa de Deus, pátria e família.

Fiel apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o deputado realiza defesa contundente a favor da regulamentação da posse de armas de fogo para defesa pessoal. Ainda dos chamados Cacs, que são os colecionadores, atiradores desportivos e caçadores.

O parlamentar é, igualmente, contra quaisquer tipos de abortos e faz parte do grupo intitulado de ‘Pró-vida’ que defende a aprovação do projeto de Lei que criminaliza o aborto até em casos juridicamente autorizados no Brasil, como em gravidez decorrente de estupro, risco à vida da mulher e anencefalia[ausência total ou parcial do encéfalo] do feto. 

No dia 15 de maio, na reunião de abertura da Frente Parlamentar de Combate ao Aborto, no parlamento estadual, o deputado ao se posicionar contra o aborto acabou realizando uma declaração polêmica, ao comparar a gestação de mulheres à das vacas. O que para alguns, apesar da comparação esdrúxula, foi observada à princípio como uma maneira simplista de um parlamentar que se orgulha de chegar onde está hoje, vindo de um berço pobre e de assentamento. 

O que causou indignação e ações de repúdio foi o vídeo onde ele pede desculpas a duas vacas por compará-las às mulheres feministas, que viralizou nas redes sociais e no Whastsapp. 

Por conta da repercussão negativa, Cattani chegou a pedir desculpas. Inicialmente apenas às mulheres 'decentes', que se ofenderam com o que ele disse. E mais tarde, com a não compreensão de suas frases, ampliou o pedido à todas mulheres, sob o argumento que ele não teve 'a intenção de agredir quem quer que seja'. "Minha intenção foi defender os valores que consideramos essenciais, entre eles a defesa da família, a defesa da mulher, a defesa do nosso cidadão".

A comparação, animalizando mulheres, e as desculpas às vacas por compará-las às mulheres feministas ganharam vasto material nas mídias, se tornaram temas de debates acalorados em reuniões de coletivos que estudam a questão dos direitos femininos em Mato Grosso e se transformaram em denúncia feita pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT). 

Sobretudo, pelo fato do deputado desconstruir o conceito sobre feminismo, já que este é um movimento que busca uma reparação histórica e social por direitos civis, assim, desde sua origem reivindicando a igualdade política, jurídica e social entre homens e mulheres e longe do desejo de impor algum tipo de superioridade.

As declarações do deputado e vídeos postados em suas redes sociais terminaram com a abertura de uma Comissão de Ética contra ele, na Casa de Leis estadual, no dia 12 de junho. Aliás, a Comissão que é presidida pela deputada Janaina Riva(MDB), volta a analisar o caso de Cattani nesta sexta-feira, 11 de agosto. 

À jornalistas, esta semana, o relator do caso, o deputado Max Russi, afirmou que o objetivo é finalizar no mais curto espaço de tempo as apurações, mas sem atropelamento ou ingerência. "Faremos tudo que deve ser feito e preconizado dentro de uma Comissão de Ética. Pois a ideia é que o caso seja decidido com celeridade, especialmente, após a cobrança do presidente da Casa, Eduardo Botelho."

Sobre os convidados

Gilberto Cattani foi reeleito em 2022 com 44.705 votos. Ainda hoje é morador do Assentamento Pontal do Marape, na zona rural de Nova Mutum, onde está há mais de duas décadas como pequeno produtor. 

Maysa Leão é empresária, expert em Inteligência Digital, e foi empossada como vereadora por Cuiabá no dia 2 de fevereiro, durante a 1ª Sessão Solene da 20ª Legislatura da Câmara de Cuiabá. Ao substituir Diego Guimarães que assumiu cadeira como deputado estadual na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

O 'Cast do Bom' vem sendo comandado há quatro anos pelos jornalistas Edivaldo Ribeiro que, igualmente, dirige o Programa Cadeia Neles, na TV Vila Real e por Marisa Batalha, editora-chefe do site O Bom da Notícia. E vai ao ar às  17 horas, ao vivo, pelas redes sociais.