Segunda-feira, 06 de Maio de 2024

POLÍTICA Quarta-feira, 09 de Agosto de 2023, 16:12 - A | A

Quarta-feira, 09 de Agosto de 2023, 16h:12 - A | A

DE OLHO EM 2024

Janaina chama de 'inteligente' estratégia de Botelho em sair do União Brasil

Luciana Nunes/ O Bom da Notícia

À jornalistas, a deputada estadual Janaina Riva (MDB) revelou que viu com 'bons olhos' a decisão do presidente da Assembleia Eduardo Botelho, em deixar o partido, de olho em outra sigla que lhe assegure a candidatura à Prefeitura de Cuiabá, em 2024.

Botelho vem disputando há algum tempo, internamente, no União Brasil, a preferência dos líderes para ser nome de consenso para a disputa ao comando do Palácio Alencastro. Igualmente, disputa esta preferência o deputado federal licenciado, Fábio Garcia, que assumiu o comando da Casa Civil.

De acordo com a deputada emedebista e vice-presidente da Casa de Leis estadual, a decisão de Botelho ao, inclusive, citar 'o bom momento' do colega de parlamento nas pesquisas de intenções de votos.

“Eu vejo que ele[Botelho] já está com a opinião formada quanto a isso. Mas ainda não definiu para qual partido ele vai. Acho que ele está sendo inteligente na estratégia de esperar um pouco mais, pois as situaçõs na política tendem sempre a se acomodar e, assim, a gente vai vendo os candidatos que vão ficando, para depois escolher o partido que vai migrar”.

O anúncio de Botelho foi feito nesta segunda. O parlamentar vinha tentando articular seu nome dentro do partido para ser o candidato no ano que vem, mas decidiu deixar a legenda após perceber que os esforços seriam em vão e que o UB, em especial, o presidente da legenda, igualmente, governador do Estado, Mauro Mendes, revelar que teria consolidado seu apoio à Garcia, depois que Botelho declinou, em 2022, de disputar a prefeitura da capital. 

Agora, o assunto é sobre o futuro do parlamentar. Informações de bastidores apontam possível filiação de Botelho ao Republicanos, partido do vice-governador Otaviano Pivetta.

Enquanto as mãos não são apertadas, o deputado segue sendo cortejado pelo PSD, PSB e pelo MDB.

“O Botelho está com vários convites de partidos. Eu tinha dito a ele sobre o MDB, tem o Republicanos, o PSB, o PSD, enfim, vários partidos que já o convidaram. Ele entende que chegou a hora de tomar uma decisão com relação a saída ao União Brasil”, disse Janaina.

Mesmo diante da escolha de Botelho, Janaina ainda não vê portas fechadas para ele dentro do União Brasil.

“Não entendo que fecharam as portas. Acho que as portas continuam abertas, mas o partido tem um projeto que é prioritário. Então, para ele é melhor ficar mais solto, inclusive com a possibilidade de compor com o União Brasil. Não vejo como uma fechada de portas mas ele precisa encontrar um caminho onde ele seja o principal candidato”, finalizou.