Sábado, 18 de Janeiro de 2025

POLÍCIA Quarta-feira, 14 de Agosto de 2019, 09:48 - A | A

Quarta-feira, 14 de Agosto de 2019, 09h:48 - A | A

VISITAS AINDA SUSPENSAS

Operação na PCE continua; agentes são alertados sobre riscos e GCCO está pronta para agir

Rafael Medeiros - O Bom da Notícia

A operação Agente Elison Douglas realizada na Penitenciária Central do Estado (PCE) seguirá durante o resto da semana. Os agentes da unidade foram orientados quanto aos riscos de retaliação que poderão sofrer diante da ação. A Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) está pronta para agir.

 

O Sindicato dos Servidores Penitenciários de Mato Grosso (Sindspen) explica que foram pensadas há alguns meses, inclusive, os próprios reeducandos já sabiam.

 

A presidente do Sindicato, Jacira Maria da Costa, explica que a partir de agora haverá uma padronização no Procedimento Operacional Padrão (POP) em todas as unidades penitenciárias de Mato Grosso.

 

As diretrizes desse novo POP serão publicadas em Diário Oficial até o final desta semana.

 

Leia também - 'Bagulho vai ficar louco, estamos só esperando o aval'; Sesp prende três e investiga ameaça do CV

 

A alteração será com relação aos excessos, ou seja, nas regalias. Exemplo disto, é a retirada de objetos como ventiladores, freezeres e outros aparelhos eletroeletrônicos. Hoje, nos presídios de Mato Grosso, cada preso tem direito a um ventilador e cada ala tem um freezer ou geladeira.

 

“Eles [reeducandos] vão ficar descontentes, a perda de regalias vai importunar e terão que sair da zona de conforto deles”, destaca a presidente sindical. 

 

Visitas a presos continuam suspensas

 

As visitas de familiares aos reeducandos da Penitenciária Central do Estado (PCE) continuam suspensas durante toda essa semana. A situação deve se normalizar na próxima semana.

 

Para o acesso dos advogados, de acordo com a Ordem dos Advogados do Brasil -Seccional Mato Grosso (OAB), deverá ser feito o agendamento através de um link disponibilizado pela Administração Penitenciária.

 

A secretaria nega que haverá transferência de presos durante a operação e reiterou que não houve nenhum tipo de intercorrência que resultasse em agressão ou morte. (Com informações de Natália Araújo)

 

 

 

NOTA A IMPRENSA

 

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) esclarece que os áudios de “salve” atribuídos a uma facção criminosa estão sendo analisados e os responsáveis por difundi-los serão responsabilizados criminalmente.

Uma das pessoas que difundiram áudio, Samuel de Souza Valdivino, foi preso em flagrante ontem às 15h30, em uma ação integrada pelas Polícia Judiciária Civil e Polícia Militar no município de Lucas do Rio de Verde (360 km ao Médio Norte) pelos crimes de tráfico de drogas e enquadrado no artigo 2º da Lei 12850/2013 por promover, constituir, financiar ou integrar, pessoalmente ou por interposta pessoa, organização criminosa, cuja a pena é de 3 a 8 anos reclusão, além de multa.

A operação de reforma na Penitenciária Central do Estado foi iniciada na segunda-feira (12.08) e estão sendo realizadas mudanças nas celas, pinturas e retirada produtos que estão em desconformidade com o Manual de Procedimento Operacional Padrão do Sistema Penitenciário, como freezer, por exemplo.

Além da reforma, a operação de revista geral tem objetivo de fortalecer as ações de enfrentamento a crimes que possam ser cometidos dentro da unidade penal, além de se antecipar a possíveis atos delituosos.

Durante esta semana estão suspensas as visitas aos reeducandos, assim como o atendimento a advogados e defensores públicos. Apenas as escoltas emergenciais, em caso de saúde, serão realizadas.

A operação é realizada apenas na Penitenciária Central do Estado, não sendo estendida e nenhuma outra unidade no interior ou mesmo na Capital.