A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) enviou nota à imprensa nesta quarta-feira (14) para esclarecer que os áudios de “salve” atribuídos a uma facção criminosa estão sendo analisados e os responsáveis por difundi-los serão responsabilizados criminalmente. Três homens foram presos, na terça-feira (13), em Lucas do Rio Verde (a 354 km de Cuiabá).
Mensagem de texto também chegou a circular em rede social informando sobre o risco de um ataque por parte do Comando Vermelho de Mato Grosso durante a noite (13). O texto vinculava a informação ao presidente do Tribunal de Justiça (TJMT), desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha. O órgão informou que a mensagem era um boato e que o magistrado jamais emitiu esse tipo de mensagem.
Titular da GCCO, Flávio Stringueta confirmou que há uma expectativa de algum tipo de ação, mas negou que tenha uma ameaça concreta. O delegado reiterou que está monitorando a situação e caso seja necessário, estão preparados para coibir a ação criminosa.
Operação na PCE continua
A operação Agente Elison Douglas realizada na Penitenciária Central do Estado (PCE) seguirá durante o resto da semana. Os agentes da unidade foram orientados quanto aos riscos de retaliação que poderão sofrer diante da ação. A Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) está pronta para agir.
O Sindicato dos Servidores Penitenciários de Mato Grosso (Sindspen) explica que foram pensadas há alguns meses, inclusive, os próprios reeducandos já sabiam.
A presidente do Sindicato, Jacira Maria da Costa, explica que a partir de agora haverá uma padronização no Procedimento Operacional Padrão (POP) em todas as unidades penitenciárias de Mato Grosso.
“Eles [reeducandos] vão ficar descontentes, a perda de regalias vai importunar e terão que sair da zona de conforto deles”, destaca a presidente sindical.
Visitas a presos continuam suspensas
As visitas de familiares aos reeducandos da Penitenciária Central do Estado (PCE) continuam suspensas durante toda essa semana. A situação deve se normalizar na próxima semana.
Leia também - Agentes são alertados sobre riscos e GCCO está pronta para agir
NOTA A IMPRENSA NA INTEGRA
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) esclarece que os áudios de “salve” atribuídos a uma facção criminosa estão sendo analisados e os responsáveis por difundi-los serão responsabilizados criminalmente.
Uma das pessoas que difundiram áudio, Samuel de Souza Valdivino, foi preso em flagrante ontem às 15h30, em uma ação integrada pelas Polícia Judiciária Civil e Polícia Militar no município de Lucas do Rio de Verde (360 km ao Médio Norte) pelos crimes de tráfico de drogas e enquadrado no artigo 2º da Lei 12850/2013 por promover, constituir, financiar ou integrar, pessoalmente ou por interposta pessoa, organização criminosa, cuja a pena é de 3 a 8 anos reclusão, além de multa.
A operação de reforma na Penitenciária Central do Estado foi iniciada na segunda-feira (12.08) e estão sendo realizadas mudanças nas celas, pinturas e retirada produtos que estão em desconformidade com o Manual de Procedimento Operacional Padrão do Sistema Penitenciário, como freezer, por exemplo.
Além da reforma, a operação de revista geral tem objetivo de fortalecer as ações de enfrentamento a crimes que possam ser cometidos dentro da unidade penal, além de se antecipar a possíveis atos delituosos.
Durante esta semana estão suspensas as visitas aos reeducandos, assim como o atendimento a advogados e defensores públicos. Apenas as escoltas emergenciais, em caso de saúde, serão realizadas.
A operação é realizada apenas na Penitenciária Central do Estado, não sendo estendida e nenhuma outra unidade no interior ou mesmo na Capital.