O prefeito de Rondolândia (1.146 km de Cuiabá) Agnaldo Rodrigues de Carvalho (PP) foi preso em flagrante pela Polícia Federal, na noite do último sábado (27). Ele é acusado de ter recebido propina de uma empresária que presta serviços ao município.
Após a detenção, o prefeito foi encaminhado para o presídio da cidade de Ji-Paraná (RO).
Em fevereiro, a Justiça decretou a prisão dos vereadores do município Miranda Carvalho, Lígia Neiva e Joaquim da Cruz acusados pela prática de mensalinho. Além disso, o prefeito foi afastado do cargo e teve bloqueio dos bens até o valor de R$ 100 mil.
Ele conseguiu reverter a situação e retornou ao cargo semanas depois.
De acordo com os autos, o prefeito sofria diversos entraves de um grupo de vereadores, que cobrava espaço no Executivo, como nomeação de secretários e de cabos eleitorais, o trio ainda teria determinado um mensalinho para garantir apoio político ao prefeito na Câmara Municipal.
Em depoimento prestado ao MP, o prefeito alegou que sucumbiu à pressão desse grupo de vereadores de modo que, sistematicamente, entregava-lhes pessoalmente ou por intermédio de outras pessoas dinheiro para manter sua sustentabilidade política no município.