Sexta-feira, 20 de Setembro de 2024

O BOOM DA NOTÍCIA Quinta-feira, 28 de Fevereiro de 2019, 17:19 - A | A

Quinta-feira, 28 de Fevereiro de 2019, 17h:19 - A | A

HINO NACIONAL

MEC suspende orientações sobre filmagens em escolas brasileiras

Da Redação

O Ministério da Educação (MEC) suspendeu o pedido de que escolas filmassem alunos cantando o hino nacional. Por questões técnicas e de segurança, a filmagem foi suspensa. O texto encaminhado nesta quinta-feira (28) aos colégios informa sobre a nova decisão.

 

“Em relação à mensagem anterior do Ministério da Educação (MEC), dirigida aos senhores e senhoras diretores e diretoras de escolas, por questões técnicas de armazenamento e de segurança, o ministro Ricardo Vélez Rodríguez decidiu suspender o pedido de filmagem e de envio dos vídeos por e-mail.” 

 

No primeiro comunicado, a mensagem orientava para leitura da carta, encaminhada pelo MEC, na presença de estudantes, professores e funcionários das escolas. Nela, havia o slogan de campanha do presidente Jair Bolsonaro: “Brasil acima de tudo. Deus acima de todos!”. O ministro da Educação, Ricardo Vélez, reconheceu que houve um equívoco. 

 

Há dois dias, foi encaminhado um segundo comunicado. Nele, o slogan foi retirado , mas a orientação para leitura e o registro de filmagens foi mantida. A mensagem especificava que, antes que os vídeos fossem utilizados, seria solicitada a devida autorização dos pais e responsáveis. 

 

A pasta havia especificado o tamanho dos vídeos e os endereços de e-mail para o qual deveriam ser enviados. As imagens seriam selecionadas pelo ministério “para eventual uso institucional”, conforme informou o MEC anteontem (26).