icon Sábado, 15 de Dezembro de 2018

ESPECIAL CUIABÁ 300 ANOS - A | + A

13.11.2018 | 15h:15

História começa às margens do rio Cuiabá

Por: Gazeta Digital

Glaucia Almeida

Glaucia Almeida

A cidade que a todos recebe de braços abertos começou sua história às margens do rio Coxipó, onde hoje conhecemos por Distrito do Coxipó do Ouro e foi fundada oficialmente em 8 de abril de 1719, por Pascoal Moreira Cabral, que buscava garantir direitos à Capitania de São Paulo. Não demorou muito para que o lugar virasse o Arraial da Forquilha.

 

Os registros históricos mostram que as primeiras aparições de bandeirantes na cidade ocorreram em 1673 e 1682. Na época, o bandeirante Manoel de Campos Bicudo instalou o primeiro povoado na atual comunidade São Gonçalo Beira Rio, que sempre teve o mesmo nome.

 

Sete anos depois da chegada de Pascoal em Cuiabá, chega à atual capital mato-grossense o capitão-general governador da Capitania de São Paulo, Rodrigo César de Menezes, elevando o Arraial da Forquilha à Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá.

 

Porém, a descoberta de ouro de aluvião em abundância pelos índios do bandeirante Miguel Sutil às margens da Prainha fez com que a população abandonasse o Coxipó do Ouro e fosse morar na localidade que hoje é conhecida como Morro da Luz. Em 1723, é construída a igreja matriz dedicada ao Senhor Bom Jesus de Cuiabá, onde hoje é a basílica.

 

Cuiabá foi elevada à condição de cidade em 17 de setembro de 1818. Somente 17 anos depois de ser considerado município, Cuiabá vira Capital de Mato Grosso, em 28 de agosto de 1835, substituindo o posto que era ocupado por Vila Bela da Santíssima Trindade (521 km a oeste de Cuiabá).

 

Hoje, a Capital conta com população de aproximadamente 550 mil habitantes, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). (RF)

 

Fonte: Gazeta Digital

 

http://www.gazetadigital.com.br/editorias/cidades/historia-comeca-as-margens-do-rio-cuiaba/269944

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

logo O bom da notícia

Copyright © 2018 - O Bom da Notícia - Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet