Segunda-feira, 06 de Maio de 2024

CIDADES Domingo, 16 de Dezembro de 2018, 09:10 - A | A

Domingo, 16 de Dezembro de 2018, 09h:10 - A | A

PREOCUPANTE

Suicídio cresce em MT e procura por CVV diminui em Cuiabá

Rafael Medeiros, da Redação

Pelo telefone, no Centro de Valorização da Vida - CVV, chegam diariamente centenas de pedidos de socorro. Pesquisa realizada pela entidade apota que na grande Cuiabá, milhares de pessoas se sentem solitárias e abandonadas.

 

De acordo com o levantamento, Mato Grosso está entre os oito estados basileiros, onde o atendimento caiu neste último ano. De janeiro a agosto de 2018, o Centro de Valorização da Vida de Mato Grosso registrou apenas 320 ligações de pessoas em estado emocional abalado. Os numeros representam uma queda de 30% comparado com o ano passado. A pesquisa aponta ainda que a solidão é a mais constante reclamação feita pelos mato-grossenses aos voluntários do CVV. 

 

Solidão é apenas um dos componentes da depressão, uma doença silenciosa que atinge milhares de pessoas e que pode ter consequências traumáticas e profundas para quem é afetado. 

 

Como forma de não incentivar, o Bom da Notícia, não divulga a maioria dos casos, mas no último relatório da Organização Mundial da Saúde, aponta que no Brasil acontece em média, um suicídio por hora.

 

Dados da OMS mostram que em Mato Grosso o registro de suicídio aumentou 25% nos últimos quatro anos, ou seja, a cada 10 pessoas, em média 3 tiram a própria vida. As idades da maioria das vítimas são de 20 a 40 anos de idade. 

 

Em Cuiabá na noite da última terça-feira (11), por pouco uma tragédia não ocorreu.  I.R.R.S.S., 28 anos, cantora evangélica da Assembleia de Deus, tentou se jogar do Viaduto da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), localizado na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Av. do CPA) em Cuiabá. 

 

A vítima disse aos policiais 4ª Companhia Independente de Polícia Militar de Segurança Institucional (CIPMSI), que tinha um relacionamento de um mês com um homem, identificado como D.A. que também é obreiro da igreja da jovem. Após o término da relação, o rapaz teria contado para pastores e amigos que havia feito sexo com a mulher antes do casamento, o que é proibido pela doutrina.   

 

Diante disso, I.R.R.S.S., teria ido até o viaduto para tirar a vida.  Após a tentativa, a jovem foi encaminhada à base da PM, onde foi acalmada pelos agentes. Na oportunidade, ela relatou que estava com receio de perder a carreira no meio evangélico, no qual faz shows.  

 

O ex da jovem não foi localizado pela polícia nem pela reportagem.   A jovem com sintomas de depressão está em tratamento com profissionais do CVV em Cuiabá.

Rede Social

tytr

 

Tomada por um quadro grave de depressão, em Abril deste ano, uma outra jovem evangélica, Meirejaine Teixeira, 24 anos, foi vítima da doença. Meirejane foi encontrada morta no quintal da casa onde morava na cidade de Terra Nova do Norte (a 651 km de Cuiabá). O laudo do Instituto Médico Legal (IML) comprovou que a jovem suicidou. 

 

Nas redes sociais a jovem que congregava na igreja Batista Nacional, mostrava que estava sofrendo com a perda da mãe, que morreu em Cuiabá há alguns meses vítima de câncer. Sem encontrar consolo na igreja a jovem se despede através do facebook e se mata. (Veja Publicação no fim da matéria). 

 

Quem precisa de ajuda deve procurar o Centro de Valorização da Vida pelo telefone 141, que realiza um trabalho de apoio emocional e prevenção a casos como esse.

 

O atendimento é feito de forma voluntária e gratuita.

 

 

 

dee