Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025

CIDADES Segunda-feira, 05 de Agosto de 2019, 09:41 - A | A

Segunda-feira, 05 de Agosto de 2019, 09h:41 - A | A

BARÃO DE MELGAÇO

Seduc acata pedido e escola indígena ganhará reforma

O Bom da Notícia

A escola Estadual Indígena Koge Eiare e a Unidade de Saúde da Aldeia Perigara, no município de Barão de Melgaço, serão reformadas. O Distrito Sanitário Especial Indígena de Cuiabá e a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso acataram recomendação do Ministério Público Federal em Mato Grosso, por meio do Ofício de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais.

 

Desde 2009, o MPF vinha cobrando providências no âmbito do Procedimento n. 1.20.000.000241/2009-57, instaurado para averiguar a precariedade da estrutura física da escola estadual indígena Koge Eiare, bem como a regularidade da prestação dos serviços de saúde à população da terra indígena Perigara, da etnia Boe (Bororo).

 

A Seduc informou ao MPF que o projeto de execução das obras já teria sido elaborado, porém estariam impedidos de licitar e contratar empresa para sua execução ante o contingenciamento imposto pela Secretaria de Estado e Planejamento. Frisou, ainda, que não haveria suplementação orçamentária em virtude do período eleitoral e da lei de responsabilidade fiscal.

 

O DSEI-Cuiabá, por sua vez, informou que algumas metas teriam sido realinhadas, conforme necessidade e possibilidade de execução, prejudicando, assim, a conclusão do projeto básico de reforma da Unidade Básica de Saúde da Aldeia Perigara.

 

O MPF, no entanto, argumentou que “a alegação de falta de recursos, sem comprovação objetiva da incapacidade econômico-financeira, não pode, em hipótese alguma, justificar a ausência de prestação de serviços públicos essenciais para garantir o ‘mínimo existencial’, isto é, o exercício de direitos fundamentais (previstos em normas constitucionais de eficácia imediata), principalmente em relação à população que se encontra em situação vulnerável, como ocorre com as comunidades indígenas”.

 

Diante disso, com a recomendação acatada, a Seduc deve promover a licitação e contratação de empresa para executar o projeto de reforma da edificação da EEI Koge Eiare, já elaborado e aprovado. O Dsei deve elaborar o projeto de execução e promover a licitação e contratação de empresa para executar o projeto de reforma da Unidade Básica de Saúde da aldeia Perigara.

 

O cumprimento da Recomendação seguirá sendo acompanhado pelo MPF/MT, mas também pode ser feito pela população em geral, especialmente pela comunidade indígena interessada, que pode trazer ao conhecimento do MPF qualquer sinal de descumprimento. (Com informações do MPF-MT)