Sábado, 21 de Dezembro de 2024

CIDADES Segunda-feira, 23 de Abril de 2018, 13:00 - A | A

Segunda-feira, 23 de Abril de 2018, 13h:00 - A | A

PRONTO-SOCORRO

Pacientes são isolados após suspeita de H1N1 em Várzea Grande

Karollen Nadeska, da Redação

Um casal de idosos foi colocado na área de isolamento do Pronto-Socorro de Várzea Grande (região Metropolitana), com suspeita de ter contraído H1N1. A informação foi confirmada pela assessoria da prefeitura, que disse que além do casal, outros 5 casos estão sendo investigados no município.


Segundo as informações, os pacientes que não tiveram as identidades reveladas, apresentaram quadro de pneumonia severa. Todavia, o laboratório da unidade hospitalar realizou exames para saber da hipótese do vírus, que pode resultar no contágio em decorrência do clima chuvoso que favorece para situações de secreções.


Contudo, a Vigilância Epidemiológica está fazendo o acompanhamento dos casos, e reforça que nesta segunda-feira (23), foi iniciado a campanha de vacinação em todo o país. O período para se vacinar segue até 22 de maio, que cairá num domingo e será o Dia “D” da campanha. Porém, nada foi dito sobre um possível surto da doença.


Ainda de acordo com a assessoria, a investigação dos casos de influenza no município foi um critério estabelecido pelo Ministério da Saúde, que dentro de 30 dias receberá o laudo com os reais diagnósticos dos pacientes.


Vale ressaltar, que a transmissão dos vírus influenza se dá por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.


A Secretaria Municipal de Saúde orienta também à população a adotar cuidados simples para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.


A recomendação da Saúde de Várzea Grande é ingerir muito líquido, abrir portas e janelas das residências para que se mantenha arejada e lavar bem as mãos, mantendo-as higienizada.


Campanha


Os postos de vacinação são as 19 unidades da Saúde do município entre elas as Policlínicas e Programa Saúde da Família (PSFs). Lembrando a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Relva de Moura, que a vacina nesta primeira etapa são só para os grupos classificados pelo Ministério da Saúde como prioritários.