Quarta-feira, 11 de Junho de 2025

CIDADES Domingo, 10 de Março de 2019, 13:17 - A | A

Domingo, 10 de Março de 2019, 13h:17 - A | A

SOLIDARIEDADE

Artistas, secretário e amigos de André D"Lucca se manifestam nas redes em favor de sua recuperação

Marisa Batalha e Karollen Nadeska

(Foto: Reprodução)

Almerinda-André-CAPA.jpg

 

Artistas, amigos e admiradores do trabalho do ator cuiabano André D’Lucca vêm se manifestando nas redes sociais em favor da recuperação ao estado de saúde do ator que na última terça-feira (05), foi internado no Hospital Jardim Cuiabá por conta de uma desnutrição, causada pela depressão vivida pelo artista. E removido neste último sábado (09), para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Pronto Socorro Municipal de Cuiabá.

 

Como forma de mostrar solidariedade ao seu estado será realizado neste domingo (10), um ato na na porta da unidade hospitalar.

 

Mas o que parecia ser somente uma manifestação de solidariedade ao artista, vem ganhando proporções de protesto. Pois bem para além da comoção, seus admiradores querem, igualmente, protestar sobre a difícil arte de sobreviver do 'fazer artístico'. Desvelando os tropeços cotidianos que a classe artística enfrenta. 

 

Não existe diferença entre cultura e arte no sentido de uma ser maior que a outra, mas enquanto a cultura é a tradição, a essência de um povo, a arte, no entanto, torna um artista, um pelotão de elite, capaz de traduzir o ‘incriado’, um cocriador

A cuiabana, poetista e membro da Academia Mato-grossense de Letras, Luciene Carvalho, expressou seu sentimento, ao falar de André, em conversa com o Site O Bom da Notícia. Ela acredita que o ator foi surpreendido com um mal comum que costuma surpreender aqueles que vivem da arte, daqueles que são capazes de traduzir o “incriado”, denominada por ela, como uma  “doença lírica”. 

 

"André tem a doença da ‘alma lírica’.Às vezes ‘Cuiabá’ confunde cultura com arte. Não existe diferença no sentido de uma ser maior que a outra, mas enquanto a cultura é a tradição, a essência de um povo; a arte, no entanto, torna um artista, um pelotão de elite, capaz de traduzir o ‘incriado’, um cocriador".

 

As também apoiadoras do projeto artístico de André, conhecedoras antigas do trabalho do profissional, conhecidas pela extrema integração artística como “Vera” e “Zuleica”, divulgaram um texto emocionante em aplicativo de mensagem.  Desejando uma recuperação rápida e cheia de vida, chamam D'Lucca de um guerreiro das artes. E que saia desta angústia 'cantando o canto da batalha'.

E usam para expressar a comoção a letra da música eternizada pela cantora Maria Bethânia - [Sonho Impossível]. "Sonhar mais um sonho impossível! Lutar quando é fácil ceder!. Vencer o inimigo invencível! Negar quando a regra é vender!...E o mundo vai ver uma flor ! Brotar do impossível chão!"].

 

Se solidarizou igualmente pelo estado frágil de D'Lucca, o secretário-adjunto de Estado de Cultura, Paulo Traven. Ao O Bom da Notícia, Traven encaminhou uma nota, onde afirma  que torce pela recuperação do artista. 

 

Nela, Traven lembra que artistas criativos por sua natureza, vivenciam profundamente suas emoções. "Hoje vivemos em uma época de intensa transição e instabilidade, em um mundo que estimula o individualismo exacerbado, que isola, e isso tudo desestimula a convivência e o companheirismo. Infelizmente nosso talentoso amigo André D’Lucca, esta passando por um desses momentos difíceis, que a vida pesa, e ele nos chama atenção e nos inspira a ser mais solidários e disponíveis para auxiliar e se doar um pouco".

 

Os três depoimentos podem ser conferidos abaixo na íntegra

 

Luciene de Carvalho

 

O artista sofre de uma doença chamada ‘alma lírica’ e tem sempre um filtro subjetivo das ocorrências, das constâncias das emoções... e o André tem essa doença de ‘alma lírica’. às vezes ‘Cuiabá’ confunde cultura com arte. Não existe diferença no sentido de uma ser maior que a outra, mas enquanto a cultura é a tradição, a essência de um povo; a arte, no entanto, torna um artista, um pelotão de elite, capaz de traduzir o ‘incriado’, um cocriador.

 

Ele estar parceiro de Deus no dom de criar aquilo que não existia, e para poder ser capaz de captar no universo o que não existe, o artista nasce com capacidade demasiada. Capaz de sofrer alguns 'vieses 'mais burocráticos, tem intolerância a excessos de papéis e de formulários. Coisa entre o cosmo e o mais rasteiro do humano. E quando ele se propõe a fazer rir, ele ri de uma forma indensada, cruel.

 

André é uma dessas ‘acontecências’. Ele sofre da inquietude, assim não tem paz. A inquietude faz com que ele crie, e vá para dentro de si mesmo. Mas, a alma lírica precisa de esperança, de território, de expansão. Os últimos 12 meses não foram tão bons, os últimos 24 também não foram tão bons. Mas a gente estica um sonho realizado, a gente estica para realizar as coisas, pra ir comendo aos poucos e alimentando de sonho, quando a gente tem alma lírica. Para poder suportar a realidade, de hipocrisia, mediocridade. Com anões que se colocam estrategicamente por vezes com poder de julgar a criação de um artista, de não liberar verba para um artista com alma lírica. E, o artista com alma lírica andando pelas estrelas, dormindo em nuvens, também tem que lidar com a conta, o boleto da água, da internet. Mas é tão difícil para alma lírica sobreviver em meu mundo.

 

A unha postiça é mais importante do que pagar o ingresso que vai sustentar a vida do artista.

 

Vera e Zuleica

 

André D'Lucca!!! Desejamos uma recuperação rápida e cheia de vida! !! E que este guerreiro das artes do amor possa sair dessa angústia cantando o canto da batalha !! "SONHO IMPOSSÍVEL"(CHARLES CHAPLIN) Sonhar mais um sonho impossível! Lutar quando é fácil ceder!. Vencer o inimigo invencível! Negar quando a regra é vender! Sofrer a tortura implacável! Romper a incabivel prisão! Voar no limite improvável ! Tocar o inacessível chão! É minha lei , é minha questão virar este mundo ! Cravar este chão! Não me importa saber se é terrível demais! Quantas guerras terei que vencer por um pouco de paz! E amanhã se este chão que beijei for meu leito e perdão! Vou saber que valeu delirar e morrer de paixão! E assim seja lá como for vai ter fim a infinita aflição ! E o mundo vai ver uma flor ! Brotar do impossível chão! !!!!!!!

 

Secretário de Cultura, Paulo Traven

 

Artistas criativos por sua natureza vivenciam profundamente suas emoções, hoje vivemos em uma época de intensa transição e instabilidade, em um mundo que estimula o individualismo exacerbado, que isola, e isso tudo desestimula a convivência e o companheirismo. Infelizmente nosso talentoso amigo André D’Lucca, esta passando por um desses momentos difíceis, que a vida pesa, e ele nos chama atenção e nos inspira a ser mais solidários e disponíveis para auxiliar e se doar um pouco. Este movimento solidário que esta tomando forma em tono do André é elogiável, e demonstra que ele é uma pessoa admirada pelo seu trabalho incansável em compartilhar seu talento, levando o fazer artístico a todos e por todos os meios. Como professor tem formado um numero significativo de novos atores, influenciando positivamente a vida de muitas pessoas.

 

Tenho certeza que o amigo André vai passar por mais esta batalha com o auxilio de todos e que o talentoso ator André D’Lucca, ainda vai por muito anos nos fazer refletir, por meio de suas provocações, seu humor inteligente e irreverente.

 

Força André!