Quarta-feira, 08 de Maio de 2024

BRASIL & MUNDO Quinta-feira, 21 de Fevereiro de 2019, 00:00 - A | A

Quinta-feira, 21 de Fevereiro de 2019, 00h:00 - A | A

JUDIAÇÃO

Tumba com esqueletos de crianças sacrificadas é encontrada no Peru

Da Redação

Arqueólogos descobriram o túmulo de um nobre inca, situado no sítio arqueológico da Mata Índio em Lambayeque, no Peru, que tem mais de 500 anos. Acredita-se que ele tenha sido enterrado com seus companheiros, visto que foram encontrados esqueletos de cinco adultos e quatro crianças, que parecem ter sido sacrificadas.

 

Elas estavam debaixo do chão de pedra da sepultura, alinhadas de leste a oeste. Segundo o arqueólogo Alfredo Nunez, este é “um eixo simbólico muito importante para a época”. 

 

Os pesquisadores concluíram que a tumba provavelmente é de alguém importante, pois contém uma coleção de conchas marinhas de moluscos pertencentes ao gênero Spondylus, conhecidas como ostras espinhosas. Os incas costumavam enterrar nobres da sociedade com estes animais. 

 

A equipe também descobriu vasos, ainda que o túmulo tenha sido arrombado e saqueado várias vezes. A sepultura também tem uma estrutura interessante: inclui cavidades nas quais objetos simbólicos podem ser colocados. "Temos a sorte de documentar a estrutura e recuperar alguns objetos", disse Luis Chero Zurita, diretor do museu Huaca Rajada-Sipan, à agência de notícias local Andina.

 

O túmulo cobre mais de 60 metros quadrados, o que é considerado grande para uma sepultura da área. "É a primeira câmara funerária desta natureza e magnitude que é relatada em Lambayeque", declarou o arqueólogo Anaximandro Nunez Mejia. “Foi construída a partir da escavação no solo de um poço com a profundidade e dimensões intencionalmente planejadas."